CONVITE

Seguidores

PARTE DA MINHA HISTÓRIA PESSOAL


Uma segunda-feira, 27 de fevereiro de 1956, século XX, aproximadamente 6:00 horas da manhã tive meu primeiro contato com a civilização externa, ou seja comecei a ter uma vivência fora do ventre de minha mãe Senhora Maria Therezinha Zamproni de Oliveira. Se você perguntar-me como eu sei tudo isso? Eu te repondo: foi ela que me contou.

Mas vamos lembrar como tudo começou. Provavelmente no ano de 1955, ainda jovens. Papai, Elias Varella de Oliveira, com 25 anos e mamãe com 17 anos, nesses belos encontros que a vida proporciona, conheceram-se. E a partir daí inicia-se uma história de amor.

Inicio meus estudos no ano de 1962, nas Escolas Reunidas “Oscar Rodrigues das Nova” no município de Joaçaba, Santa Catarina, com seis anos de idade. Nesse período no Brasil, o Ensino Fundamental era realizado em duas etapas.

Em 1971 é apresentado ao país uma nova lei de Diretrizes e Bases, 5691/71, obrigando-me a fazer mais dois anos de estudos para servir de base no ensino secundarista profissionalizante. Depois de todas essas mudanças no Ensino Fundamental, em dezembro de 1972 fiz a conclusão do I grau. Continuo meus estudos apesar das dificuldades.

Minha Habilitação para o magistério foi homologada no ano de 1975. Transcorria o ano de 1976, quando resolvi prestar exame vestibular aplicado pela COPERVE-ACAFE, para a Faculdade de Educação de Joaçaba, na área de Estudos Sociais. Consegui aprovação e a minha colação de grau ocorreu em 26 de maio de 1979. A expedição do meu diploma e o histórico acadêmico dois dias após.

Quando sentí-me preparado comecei a exercer minha profissão na EE. Cel Passos Maia em Joaçaba Santa Catarina, na área de Educação Física. Em 1988 transferí-me para Itaquiraí, Mato Grosso do Sul, onde trabalhei com as disciplinas de História e Geografia.

Em 1990 fui aprovado no concurso para o Magistério Público em Mato Grosso. Minha inscrição foi feita na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso. Minha classificação na área de História foi terceiro lugar. Minha efetivação aconteceu na EE. Maria de Lima Cadidé. Nesse ínterim fiz uma complementação de estudos, uma Plenificação de um vez que minha Faculdade era de Licenciatura Curta. Esse realinhamento intelectual concluí em 2000. Minha especialização em Planejamento Educacional foi concluída em 2003. Periódicamente escrevo para jornais de minha cidade expondo minha preocupação com os rumos da educação e os possíveis caminhos que devem ser trilhados, para que ela aconteça plenamente. Aqui em Rondonópolis, Mato Grosso trabalhei nas escolas: EE. São José Operário; EE André Antônio Maggi.

Atualmente trabalho no CEFAPRO (Centro de Atualização e Aperfeiçoamente de Professores do Ensino Básico), Desde 2007. Pesquiso sobre a Capoeira enquanto Prática de Inclusão Social, capitaneado pelas Leis 10639/2003 e a Lei 11645/2008. São complementares e ambas tratam de incluir nos currículos das escolas públicas e Particulares Ensino da África, dos Africanos e Indígenas.



Experiências Educacionais


Primário: Escolas Reunidas “Oscar Rodrigues da Nova”.

Ginasial : Colégio Normal “Governador Celso Ramos”.

Magistério: Colégio “Celso Ramos”

Superior: Fundação Educacional do Oeste Catarinense. FUOC – FAE- Faculdade de Educação.

UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso - HISTÓRIA

Pós Graduação: UNIVERSO: Universidade Sobral de Oliveira – Especialização.